domingo, 25 de outubro de 2009

Todos nós produzimos lixo


Todos nós produzimos lixo, muitas vezes desfazemos dele sem mesmo pensar nas conseqüências que acarretará no meio ambiente. Hoje em dia, meio ambiente é assunto discutido em todo o mundo por organizações governamentais, não governamentais, popularmente e também através da mídia. É importante que aconteça ações de cada cidadão para que possamos contribuir com a redução de poluentes do nosso ambiente, primeiramente poderíamos identificar três fases importantes: sensibilizar, conscientizar e mobilizar. Uma vez mobilizado, o cidadão pode se tornar um agente multiplicador, divulgando as idéias, ações e costumes.
Um conceito ambiental conhecido e multiplicado por ambientalistas e o “3 R´s”, com ele podemos limitar o impacto do lixo no meio ambiente, Reduzir, Reutilizar e Reciclar:

Reduzir
A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.

Reutilizar
As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório.

Reciclar
Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.

E você, sabe o que é Preciclar?

"Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!
"
Pólita Gonçalves



Post enviado pelo colaborador Felipe Xavier.

Um comentário:

  1. Amigos.
    A solidariedade, um planeta mais limpo e humano me comove, assim como arte.
    Convido todos a conhecerem meu texto, chama-se economia.
    Abraços
    Jader Resende
    http://jaderresende.blogspot.com/2009/10/economia.html

    ResponderExcluir